Notícias

  • Mar

    18

    2022

ACE, Sebrae e empresários do setor de inox se reúnem para a formação de Núcleo Setorial

Segundo o gerente executivo da entidade, esse é o primeiro passo para Batatais ser reconhecida como Polo Industrial de Produtos em Aço Inox

Na quarta-feira, 16 de fevereiro, às 16h, no Salão de Eventos Alcides Milan, sede da ACE Batatais, foi realizada a primeira reunião com empresas do segmento de inox sobre a criação de um Núcleo Setorial e o desenvolvimento de ações para que o município seja reconhecido no Estado de São Paulo como Polo Industrial de Produtos em Aço Inox, para ser incluído no Programa de Fomento de Arranjos Produtivos Locais Paulista (APL), no âmbito da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Além do gerente executivo da ACE Batatais, Luiz Carlos Figueiredo, e do coordenador dos Postos do Sebrae Aqui da região de Franca, Douglas Figueiredo Macedo, participaram da reunião representantes de nove empresas do setor de inox de Batatais: JP Inox, PS Inox, Cascata e Cia, Freeza Inox, Valmaq, Plurinox, Inox Reis, Carlinox e Odonto Arruda.

Segundo Figueiredo, a reunião teve o objetivo de sensibilizar e verificar se as empresas do setor de inox têm interesse em formar um grupo para a criação do Núcleo Setorial de Inox. Todas as empresas presentes aceitaram o desafio, também sinalizou positivamente a empresa Usinox, que não participou da reunião, mas acompanhou toda a discussão.

“Demos o primeiro passo para a criação do Núcleo Setorial de Inox, que tem o objetivo de diagnosticar, discutir, planejar ações para o fortalecimento das empresas deste segmento e desenvolver atividades compartilhadas de capacitação, compras coletivas, logística e marketing. Será necessário se organizarem para o núcleo poder participar do Programa APL, no intuito de qualificar Batatais como Polo de Produtos de Inox”, comentou o gerente.

Figueiredo informou que ainda será definida a governança do núcleo em conformidade com a representatividade das empresas integrantes do núcleo, com participação ativa da ACE Batatais, do Sebrae SP e de outros órgão que poderão auxiliar no processo.

Durante a reunião, Douglas Macedo passou algumas informações sobre as vantagens e benefícios de Batatais ser classificado como Polo Industrial de Produtos de Inox, entre eles, maior competitividade, reconhecimento, qualidade e confiança do mercado consumidor dos produtos de inox produzidos no município, além de linhas de créditos especiais e outras facilidades.

“Batatais tem um grande potencial nesse setor. São mais de 50 empresas fabricando e atuando no mercado de produtos em inox que também poderão participar do Núcleo Setorial de Inox e contribuir para a evolução e reconhecimento do nosso município no estado e em todo o Brasil. São necessárias muitas ações importantes e muito comprometimento para alcançarmos o objetivo de Batatais ser classificado como Polo Industrial de Produtos de Inox”, finalizou Figueiredo.