Notícias

  • Jan

    30

    2025

ACE Batatais alerta contra tentativas de golpes de falsos comunicados por e-mail

Golpistas utilizam nomes de instituições conhecidas, como prefeitura e Justiça Federal na tentativa de instalar vírus em computadores e celulares

  Isso pode acontecer em qualquer período do ano, mas janeiro é o mês em que há maior incidência de tentativas de golpes por envio de falsos e-mails às empresas e também pessoas físicas. Para não cair nessas armadilhas é bom ficar muito atento às informações que acompanham os e-mails e faturas. Nesta semana, o presidente da ACE Batatais, Antônio dos Santos Moraes Júnior, recebeu no e-mail de sua empresa uma “Notificação Oficial” falsa, em que informava a identificação de uma irregularidade em nome da Prefeitura de Batatais.

O documento, endereçado à empresa de confecção de Moraes, informava que a Prefeitura de Batatais havia recebido uma denúncia anônima e ao ser verificada pelo setor, havia sido constatado a possibilidade de irregularidades. Ainda informava que houveram tentativas de contato com os proprietários, porém sem sucesso, estipulando um prazo final para a empresa.

Com conotação ameaçadora, o comunicado afirmava que “este é o último aviso antes que medidas severas sejam tomadas, incluindo multas e a possível suspensão temporária das atividades da sua empresa, não deixe para depois, regularize sua situação imediatamente”, listando como possíveis irregularidades, o licenciamento desatualizado e falta de documentos essenciais.

Todo esse discurso de terror é para que a pessoa se sinta ansiosa para saber detalhes sobre o problema e clique em um botão chamativo no e-mail que instalará um vírus em seu computador ou celular que tem a função de roubar informações, como códigos e senhas de usuários, abrindo a possibilidade de acesso à aplicativos bancários, de cartões de crédito, débito, de movimentação financeira para saques e empréstimos.

Para dar maior credibilidade ao comunicado, no final do texto ainda colocavam um nome de funcionário e sua função, e até o departamento ao qual pertenceria, tudo falso.

Professor Moraes entrou em contato com a Prefeitura questionando a veracidade do documento junto ao setor de tributação, que negou a existência de um funcionário como o nome mencionado ou qualquer notificação de irregularidade em nome da empresa de confecção.

Outra notificação que Moraes recebeu por e-mail foi sobre a emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica, que teria sido emitida também pela Prefeitura de Batatais, que indicava um local para clicar e ver as informações em PDF e outros links para a instalação de vírus.

“Ao receber esses tipos de e-mail, tome muito cuidado, não clique em nenhum link que direcione ou abra outras páginas, tanto em seu computador como no celular. Na dúvida, prefira entrar em contato direto com o órgão emissor para obter mais informações. Não utilize números de telefones ou whatsapp informados nesses e-mail. Procure os contatos confiáveis nos sites das respectivas instituições”, comentou Professor Moraes.