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  • Mar

    10

    2022

Dia do Consumidor é oportunidade de melhorar faturamento das lojas e a experiência de compra dos clientes

O Dia do Consumidor será comemorado na próxima terça-feira (15) e as empresas devem se preparar para aprimorar critérios que impactam na experiência do cliente

O Dia do Consumidor está chegando e se repetir a performance do ano passado deve agitar as lojas físicas e virtuais durante toda a semana, esquentando o mercado em um período que costuma ser de vendas reduzidas.

Comemorado no próximo dia 15, a data, que é considerada a “Black Friday” do primeiro semestre, promete agitar o mercado conquistando novos clientes que nunca compraram no Dia do Consumidor.

No ano passado, o volume de vendas foi expressivo, movimentando cerca de R$6,3 bilhões apenas entre os dias 2 e 15 de março, já que muitas empresas aproveitam para esticar a data comemorativa e fazer uma semana ou quinzena do consumidor.

O crescimento foi de 85% em relação a 2020, segundo relatório feito pela empresa de dados Social Miner.

Para que esse ano o aumento nas vendas continue, especialistas recomendam que os empresários se preparem para aprimorar critérios que podem impactar negativamente na experiência de compra do seu cliente.

O Portal Contábeis reuniu algumas dicas obtidas pelo estudo da Lett, startup de tecnologia e especialista em Trade Marketing Digital, para ajudar os comerciantes nesta época, confira:

Como melhorar a experiência de compra do cliente

Aproveitando o Dia do Consumidor, fique atento a diversos critérios que podem influenciar na experiência de compra do seu cliente, para que possa conquistar novos públicos e fidelizar os antigos.

Preparação do estoque

Tenha estoque dos produtos ofertados, especialmente se for fazer alguma promoção específica para determinada categoria. Atente-se aos itens mais visados para tê-los em estoque, atualize as informações das lojas virtuais conforme as vendas acontecerem para que não haja problemas de estoque inconsistentes.

Prazos de entrega

Por ser um período movimentado, já atualize os prazos de entrega de acordo com a demanda e realidade do seu negócio. Muitas reclamações durante as épocas de promoções são devido ao prazo de entrega errado, causando atraso e prejudicando a experiência do consumidor.

Atendimento ao cliente

Mesmo que o seu negócio seja de porte pequeno, prepare um e-mail e contato telefônico (ou whatsapp) para que seus clientes possam entrar em contato no caso de dúvidas, problemas e possíveis reclamações.

A falta de canais com a empresa também é uma das principais reclamações dos clientes.

 

Política de trocas

Um fator que pode prejudicar a decisão da compra é a incerteza do cliente sobre algum determinado produto, especialmente nas compras online. Apesar de existir o Direito do Arrependimento (que garante trocas em determinados casos por 7 dias), ter uma política clara da troca, com todas as informações e garantias, pode favorecer a intenção da compra.

Formas de pagamento

Se conseguir, busque formas diferentes de pagamentos para seus clientes. Aposte no Pix, uma das principais ferramentas de transferências atuais, no boleto bancário (ainda muitos acham mais seguro), além do cartão de crédito.

A facilitação do parcelamento também influencia na decisão de compra, assim como a incidência de juros.

Fonte: Portal Contábeis