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  • Jan

    31

    2024

Sebrae Franca promove encontro de lideranças na ACE Batatais

No dia 22 de janeiro, terça-feira, o Escritório Regional do Sebrae em Franca, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Batatais (ACE), promoveu a primeira reunião de lideranças de Batatais. O objetivo foi apresentar os resultados dos serviços realizados pelo Sebrae no município em 2022, propor, discutir, elencar prioridades e planejar atividades em parceria com os órgãos de fomento do município. A reunião foi coordenada pela gerente regional do Sebrae Franca, Iroá Arantes, e dos consultores Maurício Buffa, Douglas Figueiredo Macedo, Anderson Silva, Paloma Maloma Mencarini Dib, e as agentes do ALI (Agente Local de Inovação), Catharina Thomazella e Jessica Cristiane Carrijo dos Santos.

Entre as liderança de Batatais, estiveram representando a administração municipal o prefeito Luis Fernando Benedini Gaspar Júnior, os secretário municipais:  de Desenvolvimento Econômico, Roger Montenegro, de Educação, Victor Hugo Junqueira, o diretor de Recursos Humanos da Prefeitura, Cleyton Thomazelli, o diretor de Tributação, Danilo Augusto Raymundini, o assessor do prefeito, André Luis da Silva e o agente do Sebrae Aqui, Fernando Marinheiro. Pela ACE Batatais participaram o presidente Antônio dos Santos Moraes Junior, o diretor de Relações Institucionais, Paulo Sergio Borges de Carvalho, a vice-presidente de serviços, Paula Mariano Garcia, o gerente da Incubadora de Empresas, Juliano Valentini, o gerente executivo da ACE, Luiz Carlos Figueiredo, e a agente do Sebrae Aqui, Andrea Silva Oliveira. Pela APAE participou a coordenadora de Assistência Social da APAE, Carolina Bortoleto, pelo Sindicato Rural, Rodrigo Benedini e representando o grupo de artesões Coletivo Bom Jesus, Tatiane Cristina Rosa

Mauricio Buffa, em sua apresentação dos resultados dos serviços prestados em 2022, destacou que o Sebrae fez o investimento de mais de R$ 507 mil, com a realização de cursos do Empreenda Rápido, cursos técnicos, no Programa Inova Turismo, nas consultorias do Sebraetec, no Programa de Transformação Digital, no Programa Ali, nas missões empresarias (visitas às feiras), na educação empreendedora e na realização de dois Empretecs.

Na sequência, Iroá Arantes destacou que Batatais é considerada a segunda cidade da regional com mais ações do Sebrae, ficando somente atrás de Franca. Visando ampliar as atividades no município, houve uma revisão na gestão, passando de um consultor para quatro consultores para atender Batatais, ficando Mauricio Buffa como coordenador geral, Douglas Figueiredo Macedo na coordenação das atividades de educação empreendedora e inclusão produtiva, Anderson Silva para a coordenação das atividades das unidades do Sebrae Aqui, localizadas no Sindicato Rural, ACE e no Poupa Tempo, e Paloma Maloma Mencarini Dib, que coordenará as atividades ligadas ao meio rural e direcionadas às mulheres empreendedoras.

Nesta primeira reunião de lideranças, foram apresentadas sugestões de ações para a criação de um “Hub Tecnológico” a ser instalado na Incubadora de Empresas, visando o desenvolvimento de start’ups e apoio a outras atividades de inovação, com ações e programação de cursos, palestras, consultorias para o apoio aos empresários e também às empresas do trade turístico; realização de workshops com foco no produtor rural e apoio à gestão dos pequenos produtores rurais, atividades de visitas de alunos nas propriedades rurais e nas indústrias; realização de cursos de gestão com foco na área de finanças, administrativa e marketing, e orientações sobre o sistema tributário aos pequenos empresários; a criação de uma loja colaborativa para a comercialização dos produtos artesanais, orientações e capacitação sobre a elaboração de projetos de incentivo à cultura, e o desenvolvimento de atividades para a economia criativa;  a realização de cursos destinados às pessoas com deficiência visando a inserção no mercado de trabalho, bem como a conscientização dos empresários sobre a importância da inclusão ao trabalho.

Segundo Maurício Buffa, os próximos passos será: a criação de um grupo de coordenação, diagnosticar novas necessidades, definir e programar ações, elencado prioridades que definirão a programação das atividades de 2024.